31 de out de 2007

Cultos e Selvagens!

O amor começa quando uma pessoa se sente só e termina quando uma pessoa deseja estar só. (Tolstói)

Existem autores que precisam ser lidos numa idade certa, pois só assim conseguem realizar ‘pequenas revoluções interiores’. Thoreau é um deles, seu manual anarquista pacifista light “Desobediência Civil” quando lido aos 16/17 anos é capaz de enlouquecer e tornar rebeldes filhos de todas as castas! Aconteceu comigo.

Bem compreensível que Sean Penn tenha se encantado com o projeto de filmar “Into the Wild”, mais compreensível ainda que a trilha original venha assinada por Eddie -Pearl Jam- Veder, ambos ‘anarquistas pacifistas’ de primeira linha!

O filme vem da biografia de Christopher McCandless que tendo terminado a faculdade joga tudo para o alto, assume o pseudônimo de Alex Supertramp e se joga numa trip de auto-conhecimento revivendo uma espécie de Kerouac bem comportado.

O filme é narrado as vezes por Chris-Alex e outras por sua irmã, que ficou segurando a barra dos pais. Família aparentemente bem sucedida e problemática cujo american way of life pode nos remeter a abertura de um clássico de Tolstói (“Anna Kariênina”, apenas para ficarmos num autor que é tão caro ao protagonista):
- “Todas as famílias felizes se parecem, cada família é infeliz à sua maneira”.

Enfim, não quero ser estraga prazeres (como o Merten, que conta final de filme no “Estadão”) mas nessas andanças Chris-Alex topa com figuras arquetípicas que vão deixando um rastro de melancolia que só termina quando perde aquilo que ele mais procura:
- A Liberdade.

É provável que o filme entre em circuito comercial logo, já que esta legendado.
Veja o filme, compre a trilha, leia o livro e se você já passou da fase adolescente e não leu Tolstói, Kerouac, Thoreau ou Salinger o que você está esperando véio?
Desliga a televisão e leia, depois a gente se fala!

4 comentários:

Thiago de Assumpção disse...

nosssa...
vou procuar o filme e ler os livros...
serio eu não li eles.
adorei o seu blog.
abração

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

viralata disse...

Tks, by the way I love this 'older article'.
Abraço *_*

Sara disse...

Acho que coisas muito interessantes, espero em algum momento de ir para outra cidade tão rápido como coisas novas para comer também sempre procurar na internet onde comer antes de procurar por exemplo, comer em restaurantes de Itaim Bibi