26 de nov de 2007

Uma questão de educação

Vale muito a pena ler a "Entrevista da 2ª" na "Folha" de hoje. Tião Rocha (ao lado) foi o vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2007 com seu trabalho diferenciado na área da Educação.
De uma forma enviesada está lá uma tréplica à polêmica frase de FHC referindo-se a falta de estudos de Lula, claro que esta é uma interpretação minha já que nem se fala sobre isso na entrevista, mas vejam só:
- (...) uma coisa é falar de educação, outra é falar de escolarização. A maioria das pessoas que estão cometendo grandes crimes é escolarizada. Então que escola é essa? (...) ela seleciona conteúdos, mas não educa. (...) Ter analfabetos não pode ser um problema econômico, é um problema ético.

A entrevista você pode ler aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u348104.shtml

...

Neste domingão o "Estadão" deu continuidade a série "Grandes Reportagens" e nos brindou com uma Revista recheada sobre os problemas da Amazônia. Também vale a leitura, são 122 páginas muito bem escritas e fotografadas.
Edição crítica, sem ser chata, toca em pontos que já estamos acostumados a ouvir e saber, mas que é muito importante descobrir 'outros olhares'. Ouvindo o 'outro lado' traz também um artigo assinado pelo presidente Lula (assessoria, of course!) com aquela ladainha que encanta gringos sobre o biocombustível e frases inócuas como:
- "Cuidar da Amazônia tem sido um grande aprendizado para o nosso governo."

Sei... "mais matéria, menos arte" diria a Rainha Gertrudes ao palavrório prolixo de Polônio, em Hamlet. Se é que você me entende.

O site do jornal disponibilizou vários links das matérias apresentadas, mas se der procure a Revista ainda nas bancas, vale a pena tê-la.
http://www.estadao.com.br/amazonia/

Nenhum comentário: