20 de nov de 2007

Zumbi x Isabel (ou: não, não estou antecipando meu palpite para o carnaval!)

O que eu falava ontem, entre um chopp e outro, com um amigo sobre o feriado de hoje, Xico Graziano falou a sério na sua coluna no "Estadão"!
Dizia eu, "como é, então esqueceram a Princesa Isabel?" e meu amigo (negro, ou afro, dependendo da sua ideologia) respondia: "aquela branquela maluca e frustrada!" . E brindamos mais um dia de folga e folgados.
Graziano, mais sóbrio, aponta o contraponto, festivo e político do Dia da Consciência Negra ao Dia da Abolição da Escravatura (o famoso 13 de maio, que sempre aprendemos nas escolas).
- "Os movimentos sociais preferem valorizar a própria luta dos negros por sua libertação, simbolizadas por Zumbi, a enfatizar a celebração da generosidade dos brancos, expressa na Lei Áurea".

Ambos os "feriados" são sempre estudados e dissecados, aparecendo sinais de farsa aqui e acolá. Seja na tardia 'libertação dos escravos' no Brasil ou no ato heróico do senhor dos Palmares.
Eventos como esses são ótimos para acalorar discussões ou simplesmente, como diz Graziano, fazer corpo mole e como bom brasileiro curtir o feriadão.
...

Leia o artigo na íntegra lá: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071120/not_imp82704,0.php

Nenhum comentário: