19 de jan de 2008

Brancos e Negros na Passarela da SPFW

Carta aberta ao ombudman da Folha de S.Paulo.

A cobertura da SPFW pela "Folha" tem trazido diversidade de comentários e críticos de diversas linhas numa cobertura nítidamente mais madura que de anos anteriores.
Infelizmente, como nem tudo é perfeito, no final do balanço do dia dos desfiles a reportagem vem sempre com um 'box' mostrando o 'ranking' dos modelos negros na passarela: "Passarela Branca" é o título.

Eu não trabalho na SPFW, sou branco e fiquei chocado! Como assim?
Acredito que a discussão seja mais profunda, partindo do princípio que quem cria o conceito, coleção ou style das marcas desfiladas pensa em como mostrar da melhor forma sua roupa!
E se a marca tal da coleção tal criou uma cartela de cores, padronagens e tons que não se enquadram na pele negra, morena ou asiática? E aquela discussão antiga do manequim da mulher brasileira que quase nunca chega ao ideal de qualquer passarela apresentada? Fico imaginando se a moda pega, já pensou um 'ranking' dos brancos no Futebol Brasileiro? Pois é, eles estão mal representados! E os orientais? São Paulo tem o maior número de orientais fora do oriente e onde estão eles na passarela?
Acho também que deveríamos saber o 'ranking' dos migrantes nordestinos nas passarelas, têm muita gente do sul desfilando por aí!
Gostaria imensamente que essa moda não pegasse e a "Folha" fosse menos pseudo-polêmica e mais responsável nas suas intrigas.

Nenhum comentário: