12 de jan de 2008

Esquerda 'canhota'!

Excelente o filme "A Culpa é do Fidel", sucesso na Mostra do Rio no ano passado o filme é uma 'aula de história sobre a esquerda' através do olhar de uma criança de 9 anos, Anna (a atriz mirim Nina Kervel-Bey). Talvez alter-ego da diretora Julie Gravas, o sobrenome você conhece e se não viu, assista "Z" do seu pai Costa Gravas.

O 'pai' da garotinha Anna é o simpatizante e charmoso Stefano Accorsi, que ganhou a comunidade gay quando fez "Um Amor Quase Perfeito", lembram, pois bem o pai se envolve com a esquerda chilena, transforma sua casa num 'aparelho' e tenta educar seus filhos pela cartilha do comunismo.

Anna vê o seu cotidiano transformado pelos 'dogmas esquerdizantes' dos 'vermelhos barbudos' e aprende mais do que depressa o que é: solidariedade, mais-valia, ateismo, aborto, etc.
E tudo isso tendo como pano de fundo o 'generalíssimo' Franco, a morte do De Gaulle, o 11 de setembro que derrubou Salvador Allende e os reflexos de maio de 68.

Anna (Nina Kervel-Bey) com o fofo do seu irmão 'neo-comunista' François (Benjamin Feuillet), aula de seriedade e interpretações comoventes

...

P.S.: A LUTA CONTINUA
Aguardando o filme começar estava eu contemplando a 'dura poesia concreta' da rua Augusta quando um legítimo e simpático 'poncho e conga' tentava me vender um exemplar do jornal Causa Operária (e conseguiu; era apenas uma daquelas sutis sincronias que recheiam o nosso cotidiano!) por 3 paus com uma convicção revolucionária tão pueril que nem o cheiro de seu CK One conseguiu disfarçar!
Lá dentro um anúncio do XXI Acampamento de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária, cujo tema será "O Capital" (claro!) e será realizado de 19 a 3 de fevereiro em Ibiúna (claro, claro!).
Lendo a matéria fiquei sabendo que os nossos 'companheiros' realizaram o primeiro acampamento em 1998, cujo tema era: A Revolução Russa de 1917, A Revolução Cubana e a Revolução Socialista no Brasil (??). Sabem onde? Em Peruíbe!!!!! Bom, pelo menos devem ter voltado com o bronze em dia... haja revolução!
Ah, esses nossos esquerdistas não têm jeito... Se você ficou afins, se joga no site do jornal e me conta depois.
Anauê!

Nenhum comentário: