30 de jan de 2008

O 'cúmulo' do samba!

A vida era mais simples e beeeeeeeeemmm mais divertida!

Só tem uma coisa que me deprime mais do que o Natal e o Ano Novo, é o Carnaval! Começo o meu estoque de ansiolíticos em dezembro e só paro em março, ainda bem que neste ano o ‘bloco da alegria’ acaba antes.

Se São Paulo é o túmulo do samba eu sou o coveiro! Recebi hoje com o meu “Estadão” um encarte especial com tooooodas as letras dos sambas das escolas paulistanas! Acho que por causa do efeito dos tranqüilizantes (têm de tomar antes pra fazer efeito!) li tudinho e parecia que eu estava lendo a ‘transcriação’ dos irmãos Campos para o “Finnegans Wake”, sempre acho que falta um artigo, preposição, verbo ou todas as anteriores.
E por que raios o samba enredo tem sempre um nome kilométrico? Bom, antecipo para vocês os grandes destaques da avenida. Oba!

Gaviões da Fiel
“Nas asas dos Gaviões, rumo ao portal dos sertões – Santana de Parnaíba: berço de Bandeirantes”
Não, não se canta o grande número de empresas fantasmas (por causa do baixo valor do iss) desta cidade mas acho que o refrão que vai pegar é: “Usina condutora de progresso fez o bonde caminhar”!

Acadêmicos do Tucuruvi
“Hummm... é tempo de sorvete, do Oriente ao Ocidente alimento refrescante e nutritivo”
Juro que é isso, SORVETE!!!! E têm o 'hummm' mesmo!!! Acredito que o povão vibrará com: “em cores e sabores, você é carnaval, a grande paixão nacional”.
Tomei mais um comprimido, acho que não chegarei até o fim!

Unidos de Vila Maria

“Irashai-mase, milênio de cultura e sabedoria no centenário da imigração japonesa”
Como todo mundo sabe Irashai-mase significa bem-vindo em japonês, claro! A japonesada negra vai vibrar cantando 'né': “Com a imigração, somos filhos de uma só nação. Arigatô a essa parceria. Brasil, Japão que alegria!”
Meus ‘hashis’...

Águia de Ouro

“A taça da felicidade, uma viagem pelos sentidos às delicias do sorvete”
Eu disse SORVETE! Gosh, será que é uma efeméride e ninguém me avisou, ou se trata de espionagem?
O povo vai se derreter com: “O ano inteiro apreciar um bom sorvete e se lambuzar. Embala, meu amor, que o teu calor me leva”

Tom Maior

“Glória paulista – São Paulo na vanguarda da economia brasileira”
Os ‘negão’ economistas vão ficar roucos de tanto gritar: “A cana vem transportando tecnologia. Seu combustível é energia”

Rosas de Ouro
“Rosaessência – o eterno aroma”
É tudo junto mesmo, e vai bombar: “girando vai a baiana que faz delirar. O iaiá”

Nenê de Vila Matilde
“Um vôo da águia como se viu! Também somos folclore do nosso Brasil – 110 anos aprendendo com Câmara Cascudo”
Não, eu não escrevi o samba todo, esse é só o enredo! Agora canta comigo: “Nosso povo estende as mãos, vamos mestiçar”

Camisa Verde e Branco
“Da Pré-História ao DNA: a história do cabelo eu vou contar”
Eu disse CABELO, honey!!! Bata o seu ‘picumã’ na avenida com:
“tropicalizado em melodias o teu cabelo não nega de onde veio você”

Mancha Verde

“És imortal... Ariano Suassuna, sua vida, sua obra, patrimônio cultural”
Tipo homenagem mesmo, é só decorar: “Patrimônio Cultural e fez-se então o armorial...”

X-9 Paulistana
“O povo da terra está abusando. O aquecimento global vem aí. A vida boa sustentável pede passagem”
Não, eu não interrompi um discurso é isso mesmo...
Olha o agito do sambão panfletário e mantenha-se acordado na madrugada para cantar: “depende só de nós o equilíbrio ambiental. Responsabilidade Social”

Pérola Negra
“A onça vai beber água. Jaguariúna: qualidade de vida e desenvolvimento nos trilhos do tempo”
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Aí você acorda e grita: “Em nome da preservação, nada resiste ao trabalho. Esse é o futuro da nação”
Gosh, é uma criança no primário que escreve estas coisas?

Vai-Vai
“Vai-Vai acorda Brasil”
Taí pra mim já ganhou, pelo menos tem poder de síntese.
“Vamos gritar aos quatro cantos desta pátria mãe gentil. Pra sempre vou te amar, acorda Brasil”
Vai precisar gritar mesmo, pois as 2h50 de sábado para domingo (previsão de entrada da escola) não é brincadeira não!

Mocidade Alegre
“Bem-Vindo a São Paulo, sabe por quê? Porque São Paulo é tudo de bom”
Você acredita? Então se anima: “Eu vou sair, viver a boemia curtir em Sampa várias atrações. Me divertir até o raiar do dia”
ODEIO quando me perguntam se eu sou de SAMPA! É São Paulo meu! Vai perder!

Império da Casa Verde
“Sambando e cantando e seguindo a canção. Vem vamos embora para a festa da MPB”
A Império vai desfilar às 5h da matina de domingo com um samba cheio de trocadilhos infelizes tentando fazer um ‘pout-pourri’ engraçadinho que de todos foi o que mais me deu nos nervos! Já perdeu também!
“É Domingo no Parque, amor Deixa o menino brincar Pra não dizer que não falei das flores. Solto a voz nas estradas, Sou maluco beleza, Sou a mosca que pousa no prato de sopa dos Novos Baianos”
Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Nenhum comentário: