3 de mar de 2008

Tenebroso!

O cineasta canadense Denys Arcand finalmente conseguiu entrar para a minha lista "Vou ver se eu perco". Parabéns, um a menos para eu me preocupar com a carreira!

O que dizer do novo filme de Denys Arcand além de RUIM DE DOER?!
Críticos mais pedantes despejam teses e teses sobre esse 'fim da trilogia' iniciado há 22 com o belíssimo "O Declínio do Império Americano" e o inferior mas 'oscarizado' "Invasões Bárbaras".
Falam sobre o 'vazio' e a 'incomunicabilidade' como se estivessemos diante de um mestre na 'nouvelle vague' perdido em Quebec!

Pois Arcand ignorou regras básicas da dramaturgia universal em "A Era da Inocência" (título brasileiro equivocado para o mais profético "L'Âge des Ténébres") querendo falar de tudo o que nos opõe ao mundo moderno, destilando ironia, sarcasmo, fantasia, crítica e nonsense num mesmo enredo frágil e num português bem claro consegue apenas ser PSEUDO E CHATÍSSIMO!

Você, que assistiu a "O Declínio..." vai achar que o diretor passa por algum problema de insanidade mental! Se a decepção com "Invasões..." já era um mal sinal agora tenho certeza que Denys Arcand poderá entrar triunfalmente para a lista dos meus diretores "VOU VER SE EU PERCO".
Estará 'bem' acompanhado de outros 'mestres em acabar com a paciência alheia' como Manoel de Oliveira, Amos Gitai, Abbas Kiarostami, alguns chineses impronunciáveis e é melhor eu parar por aqui para não perder o sono e a paciência, hehehehe.

O que Arcand tem a dizer já disse de forma sublime em "O Declínio do Império Americano", que continua atualíssimo, então vá a locadora e assista.
O resto é silêncio!

2 comentários:

Jingle Jangle disse...

eu já achava o declinio e invasões bárbaras o engano do século. a prova de que a crítica não sabe nada de nada.
reveja esses filmes de novo. vc entenderá a "profunda" filosofia contida ali.
ufa.
finalmente alguém se ligou que esse cara é um engano!

viralata disse...

Pois é, então nem vou rever "Declinio..." prefiro ficar com a impressão de qdo vi na estreia 20 e poucos anos atrás! eheheheh, agora que esse tiozinho é um embuste ah isso é! kkkk
abs