24 de mai de 2008

Pague e Leve

Li "O Capital" de Karl Marx naquela idade perigosa dos 17 anos - claro que reli depois já que nesta idade fiz uma interpretação errada da sua teoria. Como centenas de petistas aliás!
Geralmente nesta fase você é (ou vai virar) um revoltado contra a 'sociedade e o sistema', daí as teorias marxistas podem te transformar em um cara mais parcimonioso e justo ou num 'chato nas rodas sociais', como centenas de petistas aliás.
Felizmente as pessoas não me evitam em ambientes abertos e a curiosidade que sempre tive a respeito da área econômica abriu a minha mente para descobrir outros importantes pensadores.

Marx gastou páginas e páginas para estipular e definir que só o trabalho dava valor as mercadorias, defendendo assim o "mercado" e criticando os "capitalistas" pela exploração dos trabalhadores, num processo de 'sobretaxa' numa escala de produção, ou seja, aquele trabalhador que fornece mais do que aquilo que o custo real representa (o custo do salário do trabalhador repassado ao produto, por exemplo), esta diferença foi batizada por Marx de "Mais Valia".

Sendo assim, pela teoria da Mais Valia, o custo estipulado para esta gravura de Andy Warhol que ilustra este post não pode ser considerado um roubo exorbitante já que "é apenas fruto da propriedade privada dos meios de produção."
Também não seria escorchante o valor que cada artista estipula para o seu trabalho, cabendo ao contratante negociar um valor que seja justo para ambas as partes evoluindo a teoria para a "Livre Negociação".

...

Aos 17 anos você entende o valor das suas necessidades e luta para que num futuro próximo não precise ser desrespeitado pela sua inexperiência. Mas depois de chegar aos 40 tendo entendido direitinho como funcionam as "leis-de-mercado" e a relação "trabalhador-patrão" o que menos se espera é a 'quebra desta corrente' centenária de confiança mútua.
Bom, você também pode "girar a roda da economia" e se debandar para o 'concorrente' sem dar muita bola para 'revoluções sociais'.
Hummm, mas que dá um certo amargo na garganta, ah isso dá!

Nenhum comentário: