29 de jun de 2008

Weekend de 'bofe' vol. 4 (ou: Viva a Espanha, abaixo o Racismo!)

Espanha 1 x 0 Alemanha, O moleque tatuado Fernando Torres (ao lado), do 'meu' Liverpool, foi "O" cara! Marcou o único gol da vitória espanhola depois de centenas de 'quase lá' (como na semana passadas na eliminação dos meus amigos russos), uma vitória feita de jogadas duríssimas, violentas e sem o menor 'fair play'.
Como eu disse antes, fica o ineditismo do título, já que desde 1964 os espanhóis não conquistavam o título da Eurocopa, e fica também o voto de prestígio para o técnico vencedor Luis Aragonés, que completará em breve 70 anos, e num momento "vocês vão ter de me engolir" cala a boca de seus opositores que o queriam fora da seleção a tempos.

...

Jogo prestigiado por 'tout' realeza e 'politburo' dos dois Países numa Viena sem chuva, vimos nesta Eurocopa 2008 uma campanha maciça contra o racismo que assola os campos e estádios em todo o mundo.
Talvez inócua a curto prazo, já que a batalha entre torcedores fora de campo depois da vitória alemã sobre a Turquia teve um gosto amargo para qualquer pacificador.

Claro que não sou contra estas campanhas em estádios, para quem acompanha noticiários dramáticos sobre 'batalhas campais' este correspondente Viralata estava presente ao verdadeiro massacre no Estádio do Pacaembu entre São Paulo e Palmeiras na Copa dos Juniores e digo amigos é DRAMÁTICO!

Mas voltando para a questão européia, fica difícil uma campanha isolada contra o racismo quando acompanhamos a recente decisão do Parlamento que representa os 27 países da União Européia aprovar por 369 votos contra 197 e 106 abstenções a xenófoba "Diretriz de Retorno", que nada mais é do que um intrumento para expulsar estrangeiros que imigram em busca de uma vida melhor no Bloco Europeu.

Então, vai pedir tolerância pra quem?

Nenhum comentário: