19 de jun de 2008

TEATRO: Qual é o seu tipo de AMOR?

Da minha relação de peças para assistir já vi algumas, mas quero comentar e recomendar duas cujo tema se complementa oferecendo diferentes visões sobre o AMOR.
Pela ordem minha sugestão seria primeiro assistir a:

"Não sobre o Amor", estonteante versão do 'über' encenador Felipe Hirsch baseado em correspondências entre escritores russos. Complexo, Barroco, Romântico, com excelentes interpretações de Arieta Corrêa e Leonardo Medeiros.
Espetáculo de uma poética difícil e que o cenário 'além da gravidade' de Daniela Thomas deixa por vezes 'surreal'.

Na sequência, sempre às quintas-feiras, o "Teatro Coletivo Fábrica" apresenta...

"O Primeiro Amor" direção de Georgette Fadel para o texto de Samuel Beckett. Agora o 'über' da vez é Marat Descartes que levou por este espetáculo o Prêmio Shell de Melhor Ator no ano passado. Narrativa crua, seca, sem arroubos de histrionismo ou virtuosismo desnecessário e um trabalho de interpretação realmente difícil, contido e sutil que só mesmo uma diretora-atriz e também bastante premiada como Georgette saberia conduzir.
Marat é um assombro, na linha "bossa-nova" de interpretação (um banquinho e nada mais!) consegue, sem se levantar (!) descarregar todo o escárnio que o personagem sente com relação ao Amor apenas com um gesto aqui outro ali, a essência do seu trabalho é o que o Ator têm de mais primoroso: Voz e Olhar.
Brilhante!

...

Se joga:
- "Não sobre o Amor"/CCBB (11- 3113.3651)
- "O Primeiro Amor"/Teatro Coletivo Fábrica (11-3255.5922)

Nenhum comentário: