10 de jul de 2008

+ Crítica Internacional ( e eu digo: "unkonventionellen!")

Pra quem achava que eu não estava mais me 'aguentando' depois da minha entrevista de duas páginas para a revista alemã "Der Neue Merker", vai agora ter 'muuuuuitos' motivos para ter certeza!
Está aqui o link da categoria "Kritiken"...

... é só deslizar pelo 'roll' das cidades e países com críticas que a cidade de Manaus/Brasilien está lá, as óperas estão separadas, no destaque "Ça Ira" e quatro críticas abaixo está "Ariadne Auf Naxos", ambas assinadas pelo crítico alemão Klaus Billand!

Zerbinetta (Rosana Schiavi) e seu 'Rock-Gruppe'

Adianto que os elogios para "Ariadne" falam sobre a direção "unkonventionellen" e a opção da trupe que acompanha Zerbinetta:
- (...) Das wirkt vielleicht ein wenig einseitig und an den Haaren herbeigezogen, wenn Vilela nicht noch eine ganz andere Handlungs- und Interpretationsebene eingezogen hätte: Die lustige Truppe um Zerbinetta ist nämlich bei ihm eine fetzige Rock-Gruppe à la Madonna, Cher und anderen Pop-Größen, die erst mal mit Null-Bock-Haltung auf die Bühne kommt und angesichts des konservativ-reaktionären Geschehens nur mit Ach und Krach durch Zerbinetta bei der Stange gehalten werden können (...)

Ringmaster (Leonardo Neiva), protagonista e narrador de um 'circo revolucionário'

Quanto a "Ça Ira", elogios e o destaque sobre a contextualização da Revolução Francesa e acontecimentos mais contemporâneos como o maio-68 e o Movimento pela Libertação do Tibet:
- "Der Regisseur sieht die Thematik der französischen Revolution immer wieder aktualisiert, denkt dabei an 1968 sowie an die jüngsten Gewaltausbrüche in den Pariser banlieus und lässt schließlich sogar Plakate mit „Free Tibet“ zeigen."