15 de jul de 2008

La Droite et la Gauche!

Direita ou Esquerda, qual é a sua escolha?

Meu intensivão na "Alliance Française" está começando a dar alguns resultados, claro que para isso não posso me limitar somente nas 3 horas de aula quatro vezes por semana. Defini uma disciplina para mim que além dos deveres de casa ('Devoir') pego uma das revistinhas francesas de moda que tenho por aqui ou mesmo um artigo no "Le Monde", que assinei on line (escolhendo entre diversas opções, sem ajuda de ninguém tá!), e leio uma matéria inteira, procurando depois palavras que "je ne comprends pas" e depois escrevo um resumão. Ufa!

Daí que chegando agorinha da aula fui lá no "Le Monde" e acabei de ler uma matéria sobre política onde o jornal fez uma espécie de questionário para que as pessoas respondessem se "A Direita ganhou a batalha das idéias".
Como vocês sabem o marido da Carla Bruni, 'pardon' quer dizer, o presidente Sarkozy representa a 'nova direita' francesa e a discussão gira em torno da tarefa que Sarkozy trouxe para si em "recuperar o vazio de idéias deixado pela Esquerda". E por lá isso ainda é bastante sério, não nos esqueçamos que o conceito de "Esquerda e Direita" surgiu lá, com os Jacobinos, um tanto explosivos, que sentavam à esquerda do Plenário e os Girondinos, mais moderados à direita, e estamos falando do século 18, 'd'accord'?

Dentre as dezenas de respostas à questão a que mais me chamou a atenção foi esta, assinada por
Myripe que levanta uma outra questão bastante séria que assola a Europa, a xenofobia/racismo de várias nações:
- "Malheureusement, oui...
Bienvenue dans un monde de brutes, au chacun pour soi et au marche ou crève* (surtout quand on est étranger)."

Que fica mais ou menos assim, livremente sem a poesia dos irmãos Campos:
- "Infelizmente sim... bem vindo ao mundo dos brutos, em que cada um é por si e marcham sobre os mortos (sobretudo quando se é estrangeiro)"
*"Marche ou Crève" também é uma canção de protesto dos anos 60

Tá tudo aqui:

2 comentários:

Olintho disse...

mein direktor! Tadinho do ronaldo, né? enfim, agora que vc deixa descer a Joana Francesa, pergunta: já ouviu e gosta de Damien Saez??? Lhufas pro meu francês, mas é tão... tão... têm um vídeo beeem dramático no meu orkut, achei fofo... e tenho saudades!!! volta pró centro! Esqueça a ZN!

viralata disse...

Bom, se o mestre da 'haute couture' mandou eu tenho de conhecer o cara né! hehehehe
Bjo e me aguarde com news, news impublicáveis!!!!!!!!
;P