17 de jul de 2008

O que é um 'Apóstata'? Saiba assistindo "Imperador e Galileu"!

Semana agitada essa para mim! Tive um encontro internacional para um novo projeto cênico em 09 (depois do meu 'inferno astral' conto mais!), reuniões para iluminar duas outras óperas que estrearão ainda neste ano, mas o que está me tomando bastante atenção é a criação da luz de "Imperador e Galileu" dirigido pelo meu amigo e diretor Sérgio Ferrara que estréia no Sesc Santana amanhã.

Sérgio Ferrara (by Jefferson Pancieri), mais uma parceria que será um sucesso!

Já assinei a luz de cinco produções para o Sérgio desde que ele começou a dirigir espetáculos, nossa parceria vem de longe; fomos atores em núcleos diferentes do Boi Voador, dividimos durante sete anos moradia nas cercanias da Praça da Rupública, fomos professores de teatro em núcleos de pesquisa nas Casas de Cultura Municipais e ainda hoje quando a nossa agenda permite trabalhamos juntos.

A sua escolha em montar pela primeira vez no Brasil esta peça de Ibsen, veio dos estudos que ele aprofundou da obra do autor norueguês após ter montado no ano passado "O Inimigo do Povo" (com brilhante atuação do cada vez mais saudoso Olayr Cohan).
"Imperador e Galileu" é quase um 'teatro de idéias' contando a vida do Imperador Juliano desde a sua coroação com a morte de Constantino até a sua própria morte.

O tema central é basicamente o fato que tornou Juliano conhecido, seus questionamentos filosóficos e religiosos eram demasiados 'fortes' para a época, não é a toa que ele foi amaldiçoado pela igreja católica como "O Apóstata" já que "destitui a igreja católica como religião oficial do império romano e resgatou os cultos pagãos."
O 'Galileu' do título obviamente trata-se de Jesus Cristo ("aquele carpinteiro", como diz Juliano na peça) e a tentativa de Juliano de 'desmascará-lo' como 'único e absoluto' tomou boa parte da sua vida como Imperador.

Juliano:
- "(...) Imperador e Galileu! Como podem esses dois opostos ser reconciliados? Sim, este Jesus Cristo é o maior rebelde que jamais viveu. O que era Brutus, o que era Cássio, comparado com Ele? Eles apenas mataram Júlio César, mas Ele mata César, Augusto e todos nós. E ainda assim – podem o galileu e o imperador se reconciliarem? Há espaço bastante no mundo para ambos? “Ao imperador o que é do imperador, e a Deus o que é de Deus.” Jamais um ditado foi tão preciso."


O discípulo e o mestre: Juliano (Caco Ciocler) e Máximo (Sylvio Zilber), by Marcio Scavone

...

Se joga:
Sesc Santana (Metrô Jardim São Paulo)
tel. 011 - 2971.8700
18 de julho a 24 de agosto (sextas e sábados: 21h/domingos: 19h30)

Depois temos convite para o Festival de Teatro de Porto Alegre e mais uma curta temporada no Teatro Imprensa/SP.
Mantenho-os informados!

8 comentários:

Igor Santana disse...

Ciocler se eu te pego, ui ui. Não sobraria pedra sobre pedra! HAHAHA

viralata disse...

ai, ai, ai não fala assim com o meu amigo!kkkkkkkkk
;)

Anônimo disse...

menino!!!!!! vc sumiu!!!! queria te dar um beijo de parabéns!!!! onkocetava??? affff.... rsss. Fica então um beijo virtual!!! Postei uma coisinha, vai lá depois...mais beijocas, Erika

viralata disse...

amor... estava exausto! Bom te ver no melhor estilo 'dama de vermelho'! Arrasou!
Bj
;*

Anônimo disse...

Parabéns,sem duvidas uma peca brilhante!
Fui ontem lá no teatro...DIVINO!!!
Com certeza quero muito ver novamente!
Parabéns novamente!

viralata disse...

Muito obrigado!
;)

Anônimo disse...

amo caco ciocler..alem de otimo ator ele é lindo.. lindo..ja cruzei com ele algumas vezes e ele sempre me deixa sem reaçao, vi ele nu em uma peça ( os sete afluentes do rio ota) e achei ele mais gostoso ainda, sei que ele é hetero, mas deveria aderir ao bisexualismo ( agradeceriamos de joelhos...se e que vc me entende kkkkkk)le

viralata disse...

Crianças comportem-se, outro dia mesmo tinha um me pedindo uma cueca boxer autografada do pobre coitado, façam-me o favor... kkkkkkkkkkkkk