12 de ago de 2008

IVONICE SATIE (1951-2008)

Após uma luta árdua contra o câncer faleceu nesta madrugada em São Paulo a artista e coreógrafa Ivonice Satie (ao lado em foto mais recente).
Ivonice estava já bastante debilitada nos últimos meses e nem a sua teimosia e juventude em plenos 57 anos foram suficientes para vencer a insuficiência generalizada que tomou conta do seu corpo. É uma perda irreparável para a Dança brasileira.

Nos últimos anos convivemos bastante já que ela assumiu e profissionalizou a Companhia de Dança do Amazonas (CDA) realizando muito com muito pouco recurso e uma disposição e disponibilidade ímpar para uma artista do seu gabarito. Foi sem dúvida nenhuma uma guerreira, trabalhou sempre com uma noção de ética e despreendimento bastante incomum para quem conhece as veleidades da classe artística.

Tive o prazer de dirigir junto com ela (eu na cena e ela na coreografia e também "em cena") "Pierrot Lunaire" para o FAO com regência do maestro Marcelo de Jesus, também iluminei uma coreografia sua para o CDA que foi um grande sucesso no Brasil e no Exterior chamada "Grito Verde".
De volta a São Paulo já doente ela dançou em prol da campanha do Câncer de Mama e foi ovacionada numa coreografia solo. Não queria se acomodar com a doença e ainda tinha forças para acompanhar, em pequenas viagens, grupos que dançavam suas coreografias.
Sem sombra de dúvidas ficaremos mais 'desajeitados' em cena sem a sua presença.

TODO O MEU AMOR QUERIDA!

Ivonice também em cena, numa participação especial, junto com...

...Martha Herr e Adriana Góes em Pierrot Lunaire...

... trabalho que dirigi a quatro mãos com ela...

... onde também assinei a luz, figurinos e cenografia...

... acima o CDA 'emudecido' pela luz da lua...

... agradecimentos, da esquerda para a direita: Marcelo de Jesus, Martha Herr, Caetano Vilela e Ivonice Satie com toda a Companhia de Dança do Amazonas e a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA)

Infelizmente não tenho mais fotos do "Grito Verde" , sucesso na França e em qualquer lugar onde é remontado

Nenhum comentário: