20 de ago de 2008

O Sal é o limite (ou: a Noruega é aqui)

Camada por camada, entenderam?

Duas coisas estão me chamando a atenção na imprensa nos últimos dias, o conflito russo no Cáucaso e essa história do governo brasileiro criar uma estatal para exploração do "pré sal" depois da descoberta pela Petrobras de um megacampo na Bacia de Santos.
Fala a verdade, quantas vezes nas últimas semanas você já ouviu ou leu sobre essa história de pré sal?
Fiquei arrepiado só em pensar nas lembranças que o slogan "O Petróleo é nosso" traz e tenho motivos, pelos discursos do presidente Lula a criação de uma nova estatal seria para que "as nossas riquezas não caíssem nas mãos do capital estrangeiro" e seria também uma fonte de investimento em educação, claro que ele nunca é imperativo quanto a criação da nova estatal e tergiversa quando pressionado mas nos bastidores o projeto corre solto!

Hummm, esses projetos sociais... bom, vocês se lembram da CPMF como "fonte de investimentos" na saúde, do 'Fome Zero' (what?), da 'contrapartida social' para ter projetos culturais aprovados pelo Minc/Funarte/Banco do Brasil, etc...

O modelo para o sucesso administrativo/social é a Noruega, mas será que o ministro que cuida da área de "Minas e Energia" do país escandinavo 'chega aos pés' do nosso néscio Edison Lobão e sua patota?
Essa história ainda vai render horrores, se liguem!

Nenhum comentário: