6 de out de 2008

Minorias e Maiorias: Uma só Ditadura

Leia também no "Viralata Reloaded" o que dois filósofos franceses têm a ensinar aos EUA em "E por falar em crise americana...".
O filósofo aristocrata Tocqueville desbrava o território americano em 1831 para entender o sistema penitenciário e descobre muito mais que isso deixando como saldo "A Democracia na América". Já o seu conterrâneo Bernard-Henry Lévy refaz o mesmo caminho 172 anos depois percorrendo por quase 1 ano 20 mil quilômetros de uma América pós 11/09, vivendo a campanha eleitoral de 2004 e terminando sua jornada pouquíssimo tempo antes da devastação do furacão Katrina.

Tocqueville cunhou a frase famosa ao descobrir o 'modus vivendi' americano: "a democracia é a ditadura da maioria", esse mesmo 'modus' passados mais de cem anos se transforma no que hoje conhecemos como 'american way of life' o que deixa Lévy a vontade para 'reverter' a frase famosa para a "onipresença ditadura das minorias", reflexo evidente não só na América, claro.

4 comentários:

Anônimo disse...

amore, post legal, não sabia dessa aventura do levy. só uma coisinha: tocqueville e levy são conterrâneos, não contemporâneos. beijos muitos. guzik

viralata disse...

oops, falha corrigida meu querido conterrâneo contemporâneo! kkkkkkk
bj querido obrigado!

Rogério Olivieri, "Raul" disse...

Extremamente perspicaz!

Parabéns!!!

viralata disse...

Valeu Rogério!
Abs