25 de dez de 2008

E 2009 será melhor ainda pra mim!

E 2009 será bem melhor pra mim!
O ano já começa com o evento “França no Brasil”, um ano de atrações espalhadas por todo o Brasil dedicadas a cultura francesa. A programação mais aguardada (pelos franceses, evidente) é o XIII Festival Amazonas de Ópera, inteirinho dedicado as óperas francesas, dentre os diretores estrangeiros que trabalharei na iluminação estão Emilio Sagi em “Sansão e Dalila” e Frédèrique Lombart em “Le Cid”, o outro diretor é brasileiro com quem eu já fiz muitas coisas lindas, meu amigo William Pereira em “O Diálogo das Carmelitas”.

A minha direção deste ano no FAO é a encenação, pela primeira vez no Brasil, de “Les Troyens/Os Troianos”, em breve anteciparei as idéias e croquis que venho desenvolvendo há pelo menos 6 meses de estudos (inclusive módulos intensivos do idioma na Aliança Francesa!), e depois dizem que artista é folgado e preguiçoso, tst, tst, tst...


Minha estréia na direção pela Cia. de Ópera Seca, de Gerald Thomas, será com um texto de Stoppard, o ano promete!

Outra novidade para o novo ano, será a minha volta à direção teatral com um texto de Tom Stoppard, trata-se de “Travesties”, peça teatral escrita nos anos 70 em que ‘promove um encontro fictício’ entre personagens reais e outros do romance de Oscar Wilde (direto de “A Importância de Ser Prudente”); é 1917 em Zurique e acompanhamos numa biblioteca o embate sobre a Arte e o papel do Artista com diversas ações políticas como pano de fundo. Os personagens reais são James Joyce (antes da fama por “Ulisses”, ainda em estado embrionário), Lênin (no ano da Revolução de 17), Henry Carr (um ator mediano que trabalhava na embaixada da Inglaterra em Zurique) e Tristan Tzara (o ‘pai’ do Dadaísmo).

Esta montagem trará também uma novidade, esta é a primeira vez que a Cia. de Ópera Seca será dirigida por outro diretor que não seja Gerald Thomas! Será uma primeira experiência para projetos futuros, já que temos (Eu e GT) afinidades artísticas e pessoais, por enquanto contarei com os atores Fabiana Gugli e Marco Antonio Pâmio (também tradutor) e pretendo ter Luiz Damasceno, ‘primeiro ator’ da Cia em outros tempos e que é sempre bem vindo.
A produção será da “Vlaanderen”, primeira vez com peças de teatro, da minha amiga e agente ‘belga’ Flávia Furtado, que junto comigo comprou os direitos da peça e participou de uma reunião ‘a jato’ com o próprio Stoppard no aeroporto de Cumbica num intervalo entre conexões logo após a sua participação no Flip deste ano. Aliás este encontro merecerá um post novo, aguardem, volto ao tema.

Ampliando minha ‘conexão internacional’ trabalharei novamente com Gerald que dirigirá uma ópera baseada na vida dos Hemingway’s, trata-se de uma adaptação do livro de memórias “Strange Tribe” escrito por John Hemingway, o neto, e que ainda estamos no tratamento do libreto e concepção musical. Os contatos para Salzburg, Amsterdã e workshops de todo o processo no Brasil já estão mais do que agendados.
Aguardem, este projeto é realmente muito especial!
...

Leia no "Viralata Reloaded" o post: "O céu que me protege em Atibaia":
"- Para quem estava acostumado com a esquina da rua da Consolação com a Nestor Pestana, a coisa mais impressionante é poder dormir no silêncio... quer dizer, existem uns barulhos estranhos de bichos que não consigo identificar. Mas é beeem melhor que o 'centro expandido'(...)"

8 comentários:

Anônimo disse...

QUE 2009 venha logo
e VC eh MUITO BENVINDO!!!!
LOVE
G

viralata disse...

Virá, virá!
Beijos, obrigado amor
:P

Sandra disse...

É até covardia desejar-lhe um grande 2009. Mas vou desejar assim mesmo!
E que saudades de Atibaia!

viralata disse...

Sandra, obrigado mesmo! Que 2009 seja lindo para vc também. e viva atibaia! kkkkk
beijão

Penetralia disse...

Oi, Caetano, parabéns e feliz 2009!

Uma pergunta: o que vc acha da interpretação da Joan Sutherland de Lucia de Lamermoor?

Abs. do Lúcio Jr.

viralata disse...

Acho essa interpretação excelente Lúcio Jr.!
Sutherland pode até ter tido alguns papéis que eram inadequados para a sua voz depois destas gravações que conhecemos, mas sem dúvida ela está sublime como a 'noiva louca'!
Abração querido e um lindo 2009!
;)

Penetralia disse...

Oi, Caetano, obrigado!

Eu gostei muito do filme que o Zeffirelli fez sobre a Callas e comprei algo dela.

O que vc recomenda dessa diva?

viralata disse...

Nossa Lucio agora me pegou véio, kkkk!!! Tenho dezenas de gravações da Diva e os seus concertos lançados em dvd tenho e recomendo praticamente todos. Qdo tenho de estudar alguma ópera e que por ventura Callas gravou, não penso duas vezes: recorro primeiro às suas gravações!
Agora um lançamento incrível é o filme "Medea" que o Pasolini fez com ela. Acho 'magnético'!
Abração
;)