17 de dez de 2008

A porta da rua é serventia da casa

Direto do "Uol Notícias/Fotos", propaganda de incentivo aos imigrantes ilegais na Espanha (o cartaz está num metro em Madri) que queiram 'gentilmente' deixar o País.

Sempre tenho um embrulho no estômago quando vejo este tipo de ação. Embora não exista muros físicos (Palestina ou EUA os têm por exemplo sem obter muito sucesso) que barrem suas fronteiras aos estrangeiros a Espanha é extremamente rigorosa e antipática com os imigrantes, a clara noção de que o país é um 'oásis latino' de oportunidades está se desfazendo mês a mês com os altos índices de desemprego e inchaço no sistema previdenciário espanhol.

O quê fazer? Ora, agilizar os processos de deportação e ao mesmo tempo com uma campanha politicamente correta pedir para que os 'sangue-suga' se mudem.
Anúncios de 'precisa-se' cobriram os jornais espanhóis logo após o terrível atentado terrorista a um metrô em Madri, mais uma vez gente qualificada de outras plagas misturada a mão-de-obra barata dos peões do leste europeu se juntaram para fazer o 'serviço sujo'.

Com um 'outdoor' deste espalhado pelas imediações da Casa Branca (EUA) talvez seria menos constrangedor para qualquer presidente americano montar sua equipe, sempre haveria a sombra do "nós avisamos e estamos fazendo o possível" pelas cercanias.
Gente importante dos governos Clinton (Zoe Bird, Procuradora Geral) e Bush (Linda Chavez, candidata a Pasta do Trabalho) tiveram uns 'probleminhas' quando veio a tona os 'domésticos ilegais' que prestavam serviços em vossas casas. Coisa pequena perto das babás dominicanas dos astros pops, encanadores cubanos de toda Miami, garçons brasileiros de meia NY, etc, etc, etc...
...

Leia no "Viralata Reloaded" o post: "A Dissimulação Socialista (ou: O Pecado Capital):
- Aquele eterno 'problema' getulista que amarrou todo o sistema trabalhista como um relógio atado numa bomba prestes a explodir em alguma década. E vamos combinar que com a soma de toda crise mundial este 'tic-tac' está cada vez mais 'alto e presente'...

14 comentários:

Glorinha disse...

Caetano, bom dia...
as vezes me pego pensando no que será que o ser humano coloca a sua existência?! será que em uma mensagem de "vem" quando precisa e de "some daqui" quando tudo está arrumado ou precisa ser arrumado com menos gente?
Gostaria que fosse possível entender que o mundo é uma grande casa/mansão, vários quartos e varandas, banheiros...não gosto quando querem manter muitos apenas no banheiro sem nunca conhecer os jardins dessa mansão...
uff acho que escrevi demais...desculpe
[[]]abraços,

Anônimo disse...

Meu amor
eu entendo o que vc sente. Ao mesmo tempo, eu tambem entendo como os paises se sentem. Desde a minha adolescencia na Inglaterra cheia de Pakis e Indianos e Jamaicanos e Trinidad e toda a Commonwealth (desde Zimbabwe -ainda Rodesia na epoca_ e Uganda, Kenya, Nigeria, ate os Arabes, etc...
vinham os europeus do Leste - cortina de Ferro que conseguiam escapar: reacao: nao tinham pra onde ir

Criou-se Enoch Powell e criou-se a National Front,
Movimentos neo nazis.

Nao sei qual seria a solucao.

A Europa esta saturada desde sempre: nao eh la o lugar da FERTILIZACAO. Essa promessa eh uma promessa do NOVO MUNDO, ou seja, do continente de Americo Vesouccio, Critovam Colombo.

A Europa eh de onde FUGURAM por falta de espaco e de repente chega um monte de gente QUERENDO OCUPAR ESPACOS....MAS QUAIS ESPACOS????

Vejo esse pessoal chegando na Alemanha (que nao comportou nem a queda do MURO e a juncao das duas alemanhas.....Vejo esse monte de turco, grego, italiano do sul e extra comunitario jogado pelas ruas, tentando o que>??????

Nordestino em Sampa.

Sampa tem condicoes de absorver milhoes de latinoamericanos por exemplo? se comecassem a chegar HORDAS de BOLIVIANOS, Peruanos, Equatorianos, etc,....pra trabalhar em SP, como seria? E Romenos, Bulgaros, etc. Como ficaria>
Fica somente uma pergunta
nao tem papel higienico suficiente.
Nao tem agua suficiente.
nao tem Marcelo Olintos suficientres,
LOVE
G

viralata disse...

Triste Glorinha, tb tenho esta mesma utopia!
...

G. love
O quê fazer então? Sei que muito pouco. Os nordestinos já fazem o movimento contrário aqui em SP, os bolivianos ocupam hj o Brás (que já foi dos italianos) e são explorados em comodos improvisados costurando roupa de grife e ganhando menos de 1 real a peça! Os coreanos invadiram a região da Luz (onde antes era dos judeus que hj estão em higienópolis), os japoneses sempre estiveram na Liberdade e tb em Cotia, etc, etc, etc,...
Claro que não temos a escala mundial de problemas que esses 'ilegais' provocam na Europa, mas não sei... fico triste!
Beijo
;P

Pedrita disse...

a questão da imigração é bastante complexa. os países são em geral muito antipáticos mesmo com os imigrantes. há vários filmes sobre o tema: código desconhecido. inclusive o já que vc existe eu fiz um post no meu blog depois que vi http://mataharie007.blogspot.com/2008/01/j-que-voc-existe.html passa na tv a cabo. vi no cinemax. o nome original é quando sei nato. beijos, pedrita

Anônimo disse...

essa foto é terrivel.
a Europa nao consegue se desvencilhar da sombra do nazismo.
SIM, ela ainda paira sobre o Velho Mundo.
pq a culpa é sempre do OUTRO?
sera que os milhares de latinos de olhos azuis e verdes que lotam os consulados da Espanha em Lima, Caracas, Quito, Buenos Aires e Sabtiago pedindo a cidadania espanhola sao tratados assim?
e o que os Europeus fizeram com as colonias, da pra esquecer???
ROUBO
CATEQUISACAO
ESTUPRO
FURTO
essa foto tem um nome: XENOFOBIA.
Sem os nordestinos, Sao Paulo nao seria o que é hj.
Nordestinos e paulistas sao brasileiros.
ou nao?
os paulistas sao mais evoluidos?
quanto ODIO, quanta SUPERIORIDADE!!!
UMA CULTURA NAO EH MELHOR DO QUE A OUTRA.
isso me consola.
becs
Zeca

Anônimo disse...

CODIGO DESCONHECIDO eh um belo filme!
becs
Zeca

Sandra disse...

Caetano, lindo artigo. Para a gente pensar muito. Nos dois lados há erros e acertos.

viralata disse...

Zeca, digo tb que sem os nordestinos eu não existiria, minha mãe é pernambucana e conheceu o meu pai, paulista,qdo migrou por melhores condições de vida, nunca mais voltou e mandou buscar minha avó e meus outros tios.
Tb fico arrepiado com esse tipo de preconceito, nunca a situação da crise brasileira (e paulista) foi por 'culpa' dos migrantes... somos privilegiados neste sentido... acho. Nosso preconceito é mais escamoteado e 'debochado' acredito que não há muito o que fazer num caso destes!
bjao

Anônimo disse...

É Caetano, o negócio tá brabo!
Aqui no "Primeiro Mundo" a culpa é sempre do OUTRO.
Tô sem tempo pra escrever mais.
Volto plus tard!
AQUI ESTÁ UM FRIO ATROZ!!!!!!!!!!!
Becs
Zeca

Pedrita disse...

caetano, quase todo mundo que mora em prédios em são paulo, mora em locais que tiveram nordestinos nas obras, trabalhando em condições sub-humanas muitos deles. é muito estranho agora são paulo desdenhar os nordestinos depois de tanto usufruir os benefícios da mão de obra quase escrava de muitos deles. obrigada pela dica de filme. eu vi nuovo mundo que fala dos europeus q foram para a américa e é muito interessante tb http://mataharie007.blogspot.com/2008/09/novo-mundo.html vc vai gostar de várias cenas surreais, já que eles achavam que os rios eram de leite e os legumes gigantes na américa. beijos, pedrita

viralata disse...

Pedrita eu vi Nuovo Mundo, muito bom mesmo!
Pois é, hj nem mesmo os nordestinos que 'construiram' SP acreditam mais na prosperidade que a cidade pode lhes dar. Estão fazendo o movimento contrário e buscando outras oportunidades... SP já não é mais a mesma.
beijos amor!

Anônimo disse...

Onde vc se meteu?
Teu celular (daqui de NY) nem completar nao completa.
eh sobre a opera.
LOVE
G

viralata disse...

Mudando, mudando, caminhão, caixas, transportadora depois caminhão e mais caixas....
Gosh... tô exausto!
Tô começanda a odiar a TIM!!!!

Anônimo disse...

ODIO total a TIM
o nome diz tudo
mas eu odeio a Claro tambem

as outras nao conheco

a T-Mobile eh boa
e funciona em todos os paises em roaming
precisamos papear por email ou skype ou alguma coisa
many assuntos
LOVE
G