19 de mar de 2009

Atende o telefone por favor meu bem...

Muito bem, 'virando o disco' agora! Paralelo aos ensaios da leitura de "Travesties" de Tom Stoppard (post abaixo) também estava ensaiando a minha remontagem da ópera "La Voix Humaine/A Voz Humana" de Poulenc baseada na peça de Cocteau, com Celine Imbert e regência de Abel Rocha.

Eu e Celine Imbert (foto: Jefferson Pancieri) após um ensaio, da minha primeira montagem em 2007, de "A Voz Humana". Nestes 10 anos de amizade já dirigi nossa 'diva lírica' em 4 óperas e 1 show, também a iluminei em dezenas de outros espetáculos. Um privilégio para poucos artistas!

Este texto, vocês sabem, foi escrito para Edith Piaf grande amiga de Cocteau, (que o interpretou no teatro de prosa), ambos faziam parte de um animado e criativo círculo de amizade na Paris dos anos 50.
Faço homenagem a ambos, transformando o papel da "Mulher" numa cantora de cabaré e reproduzindo o "Homem" (que nunca aparece em cena, somente sabe-se dele pelo telefone) como uma escultura de um rosto gigante no apartamento dela. A reprodução desta escultura é de um desenho que Cocteau fez do seu amante e ator Jean Marais, rosto lindo e muito popular do cinema francês.

Um dos vários trechos lindos da ópera é quando ela canta:
- "Pour les gens, on s'aime ou on se déteste. Les ruptures sont des ruptures. Ils regardent vite. Tu ne leur feras jamais comprendre... certaines choses (...)"
Acho que nem precisa de tradução, não é mesmo?
Estreio no dia 25 de março, em breve falarei mais, abaixo um trecho da cena final do espetáculo durante um ensaio técnico na primeira montagem em 2007, portanto não reparem na mão da minha assistente colocando um telefone após um blackout!




Se Joga:
"La Voix Humaine/A Voz Humana"
Direção Musical e Regência: Abel Rocha
Direção Cênica, Concepção e Iluminação: Caetano Vilela
Cenário: Chris Aizner
Figurino: Olintho Malaquias
Teatro São Pedro/SP, dias 25, 27 e 29 de março
...
Publicado simultaneamente com "Viralata Reloaded".

6 comentários:

Pedrita disse...

eu adoro essa obra e tenho muita vontade de ver essa montagem. belíssima foto. beijos, pedrita

Glorinha disse...

Caetano...ufa...vc não para heim!!!
bom pra nós...rs...
[[]]

viralata disse...

Je vous envitez pour l'opera!!!!
Bisou

Sandra disse...

Que foto linda... Tocou...

Gerald Thomas disse...

Lindissima mesmo
LOVE
Gerald

viralata disse...

Hummm... perfil no blogger???
any away, merci! Beijo