2 de mar de 2009

Hã? Ah tá!

Sempre aos domingos o "Estadão" traz uma coluna no Caderno 2 que se chama "Antologia Pessoal". Artistas, músicos, escritores, etc..., respondem praticamente a mesma pergunta (voltada sempre para sua área de atuação) de uma forma... pessoal.
A de ontem trouxe o escritor e mestre em teoria literária (e filho do compositor João Bosco), Francisco Bosco, surpreendentemente lindo e sedutoramente jovem, ou seja: representa um perigo, se é que você me entende!

Mas voltando ao 'terreno do moço' lembrei-me dos 'cursos oferecidos por Madame Natasha', personagem criado pelo jornalista Elio Gaspari para auxiliar o maltrato ao idioma ou mesmo 'desembaraçar' o fio da prolixidade que muitos tropeçam quando têm de enfrentar o público.
Pois não é que li, reli e treli a primeira pergunta e não tenho a mais vaga idéia do que o 'beau' respondeu! Será que ali têm a 'mãozinha' do pai, autor de indefectíveis prosódias poéticas de gosto duvidoso? Depois dizem que brasileiro não lê porque acha literatura chata.
Ah e por falar em chatice, Bosco - filho - acha que a chatice é "constitutiva da literatura moderna"... hummmm
...

Estadão: Que livro você mais relê? E qual a sua impressão das releituras?

Francisco Bosco: O leitor que relê se vê diante de um espelho diacrônico. A diferença entre o lido e o relido é a diferença subjetiva percorrida pelo leitor nesse intervalo.

Se tiver paciência e humor o resto do 'ping-pong' está aqui, boa sorte!

6 comentários:

Glorinha disse...

Caetano...
legal o seu post...estou no intervalo entre uma e outra leitura...quase sempre....
Adorei a abertura desse mês, queria lhe perguntar de onde é a imagem...se vc puder responder é claro...
[[]]abraços e desde já um excelente mês pra vc!!!

viralata disse...

Obrigado Glorinha,
Olha esta foto faz parte da minha coleção 'olhar urbano' e eu tirei na Rua Dna antonia de queiroz (esquina com a augusta).
Nem precisa dizer que eu adorei!
Bjao e ótimo mês para nós todos.
;)

Penetralia disse...

Oi, Caetano. Gostei do post e da entrevista.

viralata disse...

valeu querido... abs

Sandra disse...

Seria: quando você lê e quando relê as impessões são diferentes?
É ISSO???
ACERTEI?????

Também adorei a capa de março!

viralata disse...

incognita!! kkkkk
bj