18 de jun de 2009

Oferenda Musical: "A História do Soldado"

Então é amanhã, com apresentação única, o Concerto "A História do Soldado" importante obra de Stravinsky para 7 instrumentistas, narrador, atores e balé. Sob a regência do super premiado maestro e oboísta Alex Klein, o único brasileiro a conquistar 4 Prêmios Grammy de música erudita!
Este espetáculo na verdade está dentro de um contexto bem maior, faz parte do "II Festival Internacional de Música de Câmara em São Paulo (Oferenda Musical)" e inclui o bairro da Barra Funda (que sedia o Teatro S.Pedro) com uma programação diversa e criativa não só no Teatro mas também em praças e estacionamentos espalhados pelas redondezas, e você pode fazer tudo de bicicleta! Mais sobre a programação você encontra no site: www.oferendamusical.com.br

Eu ainda estava em Manaus quando recebi o convite do Éser e da Giane (Artematriz), produtores responsáveis por este evento, para assinar a direção e luz em forma de Concerto, ou seja os atores lerão os seus papéis com pequenas cenas pontuais e uma luz um pouco mais acolhedora do que as luzes abertas de um Concerto tradicional. Perderemos assim a 'encenação' que também inclui os números de balé, mas já dá para se ter uma bela idéia desta peça extremamente difícil e encantadora do mestre russo.
Acho que faz uns 20 anos que assisti no Municipal de S.Paulo uma encenação deslumbrante assinada por Ulysses Cruz com Cacá Carvalho e Antônio Fagundes em cena, realmente faz um bom tempo que não ouvimos "A História do Soldado", seria lindo se pudessemos também montá-la com o balé "Apollon Musagètte" que acabei de dirigir em Manaus, as duas peças tocadas juntas enriqueceriam bastante a programação

Os atores envolvidos serão: Wellington Nogueira o Narrador; José Rubens Chachá o Diabo e Fernando Alves Pinto o Soldado.
...

Se joga:
Oferenda Musical
- Primeira Parte:
H.Villa-Lobos/Bachianas nº6
W.A. Mozart/ Trio Kegelstatt
- Segunda Parte:
I. Stravinsky/A História do Soldado

Teatro S.Pedro/20h30
Rua Barra Funda, 171 (fone 3667.0499)