15 de jul de 2009

Gaudí (ou: quando a Arquitetura se transforma em Obra de Arte)

De Barcelona - Antoni Gaudí (1852-1926) era um maluco visionário, homem que elevou a arquitetura para a categoria ARTE. Se existisse alguma dúvida sobre isso, ela se dissiparia quando se entra dentro da "Casa Milà" - mais conhecida como "La Pedrera" - aqui, você tem certeza que está dentro de uma escultura!
"La Pedrera" é um conjunto de apartamentos residenciais construído entre 1906/10 e foi o 'cartão de visitas' de Gaudí. Uma exposição dentro do prédio mostra sua fonte de inspiração: esqueletos de animais, conchas marítimas, árvores, etc... o mais louco é que você vê a inspiração e a reconhece nas formas construídas. Nem precisa dizer que o próprio catalão foi também 'fonte de inspiração' para centenas de arquitetos do planeta, em São Paulo alguns prédios assinados por Artacho Jurado (Edifício Bretagne/Higienópolis ou Edifício Viadutos/Centro) tentam chegar perto do Mestre.

Abaixo, algumas fotos desta verdadeira 'masterpiece':

POR FORA


POR DENTRO

POR CIMA






Aqui, a "Sagrada Família" vista do terraço da Pedrera

CASA BATLLÓ

Já exausto de tanto caminhar, me contentei apenas com a fachada da "Casa Batlló", outra construção de Gaudí. Preferi gastar os 17 euros (!!!mais caro que qualquer museu que fui¡¡¡), numas 'tapas' na esquina
...

Leia também no "Viralata Reloaded" mais sobre os meus dias na Espanha:
- Teatro Liceu, "o gelo que incendeia" a Ópera

3 comentários:

Glorinha disse...

...que lindo esses lugares...
puxa Caetano, conhecer o mundo sob esse olhar cheio de arte...captar isso tudo e colocar aqui para que possamos ver...d+ não eh!!!
estou adorando ver essas suas fotos e é claro o que elas revelam para meus olhos que conhecem tão pouco desse mundo...
[[]]Luz maior procê!

viralata disse...

Amor fico feliz em dividir isto tudo com vc!
Bjao

Sandra disse...

Estou sem palavras...