9 de jul de 2009

Juan Muñoz, uma retrospectiva plástica e teatral

De Madrid - Sei que o termo 'instalação' pode parecer um pouco saturado hoje em dia para artistas conceituais exporem suas obras, mas como classificar as experiências de Joseph Beuys, ou do multidisciplinar (e sempre subestimado) Wharhol, ou a arquitetura escultural de Richard Serra, ou..., ou..., ou a Retrospectiva do grande artista espanhol Juan Muñoz (1953-2001) no "Museo Reina Sofia/Madri" até 31 de agosto.
Quando houve a grande exposição na Pinacoteca/SP "de Picasso a Barceló", algumas obras de Muñoz foram expostas também como num painel das artes espanholas até os anos 90, quem viu não esqueceu, eu vi e guardei este nome. E claro que na minha peregrinação pelos museus de Madri o primeiro que estava na minha lista era justamente o Reina Sofia, menos pela "Guernica" 'picassiana' (ordas de turistas no segundo andar deixou estreito a grande sala) e muito mais pelas 'instalações' espalhadas por todos os espaços do museu.

Dos acessos pelas escadas (com 'homens enforcados' pendurados), jardins, salas, alas, mezaninos e outros esconderijos que descobríamos e nos surpreendíamos aos poucos, esta retrospectiva de Juan Muñoz mostrou 'um pouco de tudo' do seu imenso talento. Claro que empre falta alguma coisa, e para mim, faltou sua produção dramatúrgica. Textos ora beckettianos, ora pirandellianos escritos para rádio, orquestra e solos interpretados por ele mesmo. A sorte é que encontrei estes textos numa edição única na livraria do museu!
Quem sabe não está nascendo outro projeto por aí?

Para quem não pode ir mando algumas fotos para ter uma ideia da teatralidade do cara. 'Enjoy'!





...

Todas as fotos acima by Viralata

6 comentários:

Sandra disse...

Chocou!!!!!

viralata disse...

Amor, é um deslumbre. Fiquei encantado!
Bj

Pedrita disse...

bárbaro! beijos, pedrita

Olintho Malaquias disse...

Foi post presente de niver... amei, mas só vi hoje. Dor de corno de ver tanta coisa boa...rs

viralata disse...

beijao pedrita, Oli me aguarde, levarei uma escultura escondida comigo, kkkkk
bj

arosaquefala disse...

Caetano, te achei e em Madrid!
que exposição incrível!
vou voltar sempre por aqui, gostei. Bom te reencontrar.
Vai me visitar tbém. Bjs, Lud.