7 de jul de 2009

Uma "Bodas..." bem 'sevilhana' em Madrid

De Madrid - Ainda zonzo pelas quase 11 horas de viagem, com 1 hora de atraso, 5 horas de fuso horário e mais 30 minutos de entrevista na polícia do aeroporto espanhol (sim, eu 'levantei suspeita'!), cheguei em Madrid e fui direto para o Teatro Real onde Emílio Sagi ensaiava o primeiro pré-geral com o segundo elenco da ópera "Le Nozze di Figaro/As Bodas de Fígaro" de Mozart.

O que vi, e compartilho com vocês, foi um espetáculo elegantíssimo de muitíssimo bom gosto, como o são todas as produções de Sagi, como por exemplo: "Pan y Toros", Zarzuela que vi em Santiago e comentei aqui e a abertura deste ano do XIII FAO com "Sansão e Dalila", que também já cansei de repetir que foi estupenda!
Sagi, que tem uma alma 'gitana' deu ao espetáculo um tom 'sevilhano' que muitos encenadores ignoram (a história se passa em Sevilha) e que só fez enriquecer uma ópera que é tão representada pelo mundo. Em Manaus mesmo fizemos uma "Nozze..." dirigida por William Pereira (moderna, com as ações no interior de uma mansão neo-clássica entre a ala nobre e a lavanderia dos 'plebeus') e iluminada por mim que foi um sucesso tendo sido repetida no Teatro S.Pedro pouco depois.

Pois a montagem de Sagi é clássica e sensorial (sobretudo o IV Ato), com figurinos de época e um cenário que evoca a arquitetura espanhola de séculos passados. Descortinando o libreto 'setecentista' de Beaumarchais e revelando ações paralelas do 'povo sevilhano' em pequenos detalhes em segundo plano a encenação consegue prender a atenção mesmo considerando que a ópera é realizada na versão integral (quase 3h30), sem cortes, com todos os recitativos e 'árias perdidas ao acaso' de reedições pouco críticas (é amigos, ópera tem destas coisas).

Abaixo cenas do ensaio geral da ópera. 'Enjoy'!

Cortina de Abertura do espetáculo "Le Nozze di Figaro". Pintada numa tela 'Rosco', aquelas que se iluminadas por trás se torna transparente, esse 'telão de cortina' revela sutis mudanças de cenas

I Ato, o exterior (ensolarado num segundo plano) atrás das imensas portas e a 'ala dos empregados' com Fígaro (Fabio Maria Capitanucci) num primeiro plano com uma luz mais contrastada

II Ato, Quarto da Condessa (Eva Mei)

III Ato, Cena Casamento, Conde (Mariusz Kwiecien) e Susanna (Cinzia Forte) acima e abaixo Suzanna e Figaro carregada pelos bailarinos

IV Ato, O Jardim, primeiro plano Condessa e Conde com todos os outros casais e 'co-primários' da história na cena final. Infelizmente esta foto não tem o som dos grilos e da água da fonte, ao fundo, e muito menos o cheiro que exala por todo o teatro de essência de flor de laranjeira (truque possível usando a saída de ar da central do 'ar condicionado' da sala)



E por fim, um pequeno video da cena do casamento de Fígaro e Suzana onde Emilio Sagi, numa licença poética, com anuência do maestro Jésus Lópes Cobos acrescenta à cena castanholas e uma coreografia típica de casamento espanhol. Tudo a ver!
...

Se joga:

Ópera: "Le Nozze di Figaro"
Direção Musical e Regência: Jésus Lópes Cobos
Direção Cênica: Emilio Sagi
Cenografia: Daniel Bianco
Iluminação: Eduarto Bravo
Figurinos: Renata Schussheim
Coreógrafa: Nuria Castejón

Teatro Real Madrid/Espanha (11 a 27 de julho)
www.teatro-real.com
infoteatro@teatro-real.com
...

Todas as fotos by Viralata, realizadas no primeiro pré-geral no dia 06/07 e o vídeo no ensaio do dia 07/07 com Ludovic Tézier (Conde) e Luca Pisaroni (Fígaro) no Teatro Real/Madrid

7 comentários:

Sandra disse...

NOSSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Glorinha disse...

Caetano...
fotos lindas...
achei que vc que iria fazer essa iluminação...me enganei não é?!
[[]]

Betânia Pirola disse...

"Mano" Caetano, fotos muito boas, texto claro que me permite visualizar um pouquinho do que esta a viver por aí...
Cada dia mais prazer em começar a conhecer você!
Beijinhos da "mana" Betânia

viralata disse...

Valeu maninha, outras virão!
Bjo

viralata disse...

Glorinha, infelizmente não! Mas conto novidades em breve!
Bj

Olintho Malaquias disse...

Vergonha forte do nylon de 3,20...rs Morri com a foto da chaise branca... parece um quadro... sudades!

viralata disse...

Amor chego na semana que vem e "tens que me levar num lugar ESTUPENDO!" kkkkk
beijos