24 de ago de 2009

Você é uma "Pessoa Politicamente Exposta"?

Clique para ampliar, leia melhor e me responda: você é uma PPE?

Na semana passada tirei um dia para resolver pequenos assuntos burocráticos em cartórios, bancos e outros estabelecimentos que todos nós fugimos mas não há como escapar. Uma das pendências era abrir uma conta corrente na Caixa Econômica Federal, pois bem, enquanto esperava uns 20 minutos minha solícita gerente me resgatar da maldita porta giratória (estava com meu precioso MacBook e obviamente me recusei a deixá-lo nos armários arrombados do lado de fora da agência!) presenciava uma verdadeira 'batalha' de uma jovem que parecia ter 'kriptonita' na bolsa tamanha a insistência dos apitos de bloqueio. Talvez com pena da pobre mulher o guarda liberou a passagem discretamente apertando o botão do controle escondido no bolso da sua calça. Pois não é que depois de passar pela porta a jovem mulher sorri e saca um pequeno guarda-chuva escondido sabe-se lá em qual compartimento de sua bolsa e num sorriso vitorioso (já dentro da agência) diz: "- Achei, era isso!"
Fiquei pasmo, ela poderia ter tirado uma arma, mas parece que situações como esta não assustam mais ninguém.
...

Minha gerente me deu uma senha nova para internet (o site da Caixa é horrível, inseguro e sempre com algumas funções "em manutenção") e alguns papéis para assinar, dentre eles uma "Declaração - Pessoa Politicamente Exposta".
'What a hell..?!' Me espantei, e soube que é um termo em que você declara se desempenhou algum "cargo, emprego ou função pública relevante", ou ainda se tenho parentes ou secretário particular vinculado a algum cargo no governo. E ao assinar NÃO em todas as opções sou alertado de que digo a verdade e tenho de me comprometer "a comunicar a CAIXA, de imediato, eventuais alterações nas informações acima prestadas".

SÓ PARA LEMBRAR

A Circular BACEN 3.339 de 22/12/2006 é, segundo a minha gerente, exigência imprescindível para todas as contas a serem abertas após esta data, cujo motivo é dar maior 'transparência' e evitar fraudes e lavagem de dinheiro.
No dia 16 de março do mesmo ano da Circular o ex-ministro Antônio Palocci ordenava o então presidente da CAIXA, Jorge Mattoso, a violar o sigilo bancário do (hoje arrependido) caseiro Francenildo Costa, num quiprocó que expunha também o ex-ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos e outros menos 'graúdos' que foram eclipsados pela divulgação da participação de Palocci no caso.
Antônio Palocci é hoje um discreto deputado federal pelo PT e 3 anos depois aguarda por estes dias o julgamento deste único processo em que ainda não foi absolvido. Eu não tenho nenhuma dúvida de que será absolvido por esse 'deslize', afinal ele é um autêntico petista e como todos os outros companheiros 'imune as leis dos homens'.

Penso que o pobre e infeliz Francenildo seja a única "pessoa politicamente exposta" que eu conheço... pensando bem têm as secretárias Lina Vieira, Fernanda Karina Somaggio (aquela do Marcos Valério, lembram-se?),... nossa estou me lembrando de mais gente, melhor parar por aqui antes que "a porta giratória comece a apitar"!

6 comentários:

Glorinha disse...

Caetano,
kakakaka...
essa porta gira só para quem não devia!
e apita pra quem não devia!
tava com saudades daqui...
está tudo bem com vc não é?!
abraços,
[[]]

viralata disse...

Tudo óóótimo amor, só me irrito com a porta giratória mesmo! kkkk
bj

Caio Ferreira disse...

BOA TARDE, VIRALATA.
MEU JOVEM, HOJE NO DIA 16-09-2.009 TENDO POR MOTIVO UMA VENDA DE UM IMÓVEL, NO QUAL O COMPRADOR FARÁ USO DE RECURSOS DA CEF, FUI APRESENTADO A ESTE DOCUMENTO INDISPENSÁVEL A ABRETURA DE UMA CONTA (RISOS) PPE?

viralata disse...

Agora sabemos que a 'culpa' não é nossa dessa zona né não?! heheheh
Abs

silveriojf disse...

RELEMBRANDO:

Antonio Palocci foi realmente absolvido da acusação por falta de provas de seu envolvimento. Quanto ao Marcio Thomaz Bastos não me consta que esteve envolvido no caso.

viralata disse...

RELEMBRANDO também 'silveriojf':
- Como bons brasileiros, sabemos que essa 'absolvição'não significa absolutamente NADA! Ou melhor 'limpa' a ficha de Palocci para concorrer a qualquer coisa que queira, já que como disse: "afinal ele é um autêntico petista e como todos os outros companheiros 'imune as leis dos homens"
RELEMBRANDO também que Maluf não tem conta no exterior, que Zé Dirceu é um pacato cidadão, que Dilma não se encontrou aom a tal secretária, que Lula NUNCA soube de nenhum deslize de seus 'amigos', etc, etc,etc, etc,
E a culpa é mesmo do caseiro! Afinal, somos brasileiros e idiotas!