4 de set de 2009

Carlos Angelo Cafalli (ou: o Iluminado)

Faleceu ontem Carlos Angelo Cafalli chefe de Iluminação do Teatro Municipal de São Paulo, tratado por todos, que já trabalharam no Municipal algum dia, carinhosamente como 'seu' Carlinhos.
Sempre fui muito bem recebido no Municipal e muitíssimo bem tratado por todos, 'seu' Carlinhos , por exemplo, contava sempre a mesma história de quando me viu pela primeira vez trabalhando como assistente de Iacov Hillel naquele palco e de como eu 'cresci' e me tornei um bom profissional. Isso me enche de alegria! Ter o reconhecimento das pessoas que 'realmente fazem o espetáculo acontecer' é de uma responsabilidade maior até do que a de qualquer crítico. Por que? Porque são estas pessoas que você não consegue enganar com os eternos e fáceis 'mesmos truques' e são elas que lembram exatamente a última coisa que você fez e querem saber qual vai ser a novidade. Só quem é ou foi técnico teatral um dia sabe do que eu estou falando, é uma 'cobrança' eterna e uma responsabilidade imensa.

Lembro de quando assinei a iluminação de "Olga" dirigida por William Pereira, 'seu' Carlinhos ficou um pouco mais do que o habitual do seu horário e assistiu a um ensaio em que a luz ainda estava no processo de gravação, me chamou num canto e me disse com aquele inconfundível sotaque 'apaulistanado' que ali eu tinha me superado, que aquela luz era tecnicamente mais bonita e difícil que a de "Condor" (que eu havia dirigido e iluminado anos antes), ainda mais pensando na falta de recursos com que eu estava trabalhando. Agradeci a gentileza e concordei com ele, e que embora não estivesse pronta, aquela iluminação estava me consumindo realmente muitas ideias e a única coisa que me guiava era não repetir o que eu já havia feito com sucesso em outros espetáculos na casa.

Soube que foi um câncer recente que o levou, também não sei a sua idade mas presumo que passava um pouco dos 70.
A única coisa que eu sei é que ele viveu toda a sua vida para a Luz e que não só por causa disso era um homem ILUMINADO! Para mim, um exemplo.

Minha homenagem para o 'seu' Carlinhos é esta foto (by Jefferson Pancieri) da cena final da ópera "Olga", segundo ele "onde eu me superei". O velório e o enterro serão no Cemitério do Araça/SP neste dia 05/09 às 10h

P.S.: Atualizei o post com a foto do 'seu' Carlinhos que foi gentilmente enviada por Eliane Lax, produtora do Municipal/SP, obrigado querida!

7 comentários:

Anônimo disse...

Voce está ficando também mestre em nos emocionar!!! Beijo. Eliane Lax

viralata disse...

Beijo amor! Que pena que pessoas tão queridas e talentosas nos deixaram neste ano...
Vamos vivendo e dando sempre o nosso melhor, é a nossa melhor homenagem!

Sandra disse...

Linda homenagem...

Carmen Carvalho disse...

Que lindo, Cae!
Bjo

viralata disse...

Meninas, obrigado.
Ele era um grande homem.
bjao

Glorinha disse...

Caetano, cheguei atrasada mas não com falta de tempo...
acho que ele (Sr.Carlinhos) deve ter se transformado em Luz...
essa sua homenagem é muito linda.
sabe, é bonito sentir quando um ser humano observa tão atentamente outro não importando saber datas ou idade, mas saber quem era e o que pensava...e a importância de se estar alí na recordação sincera...
[[]]abraços amigo,

viralata disse...

obrigado amor,ele merece!
Bj