12 de out de 2009

Uma nota uma chance, qual é a música (ou: MJ x MJ)


Poucos dias depois do enterro do Rei Michael Jackson um dos seus súditos, o maestro Marcelo de Jesus prestou uma baita homenagem bem ao seu estilo erudito sofisticado, juntou num mesmo programa Mozart e Jacko.
Numa manhã de domingo, lotou o Teatro Amazonas com jovens da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e solistas locais para interpretar a abertura da ópera "A Flauta Mágica" e o "Concerto para piano Nº24 K.491/Allegro (com Cadenza escrita e defendida ao piano pelo próprio Marcelo de Jesus).



O que também motivou Marcelo na execução deste Concerto foi:
- "Resolvi fazer essa homenagem ao MJ pelo fato de ser um concerto com uma Orquestra Jovem, e que precisam de estímulos, mesmo os não convencionais."
Pra quem já fez 'crossover' entre Björk, Radiohead, Djs e Orquestra ou mesmo num divertidíssimo "Barbeiro de Sevilha" (dirigido por mim sob a sua regência), que mesmo fidelíssimo a Rossini ainda teve um trecho 'mixado' com Richard Wagner, esses rompantes 'não convencionais' na verdade são muitíssimo bem vindos pelo público tornando tanto a ópera quanto a música clássica menos sisuda para os 'ouvintes de primeira viagem'.

Antes que alguns se apressem em achar nisso um certo 'populismo' antigo e que muitos já cansaram de fazer a mesma coisa (veja aqui, por exemplo a Cadenza que o violinista Appal faz também com Mozart) sem renovar seu público eu digo por experiência própria que o público em Manaus tem se renovado cada vez mais com jovens que passaram a gostar de música erudita acompanhando também programas 'mais difíceis' até para platéias treinadas ao sul do País. Renovação, diga-se, sempre lembrada pela imprensa européia (Alemanha e Espanha, para dar exemplos recentes) e em épocas de Festival de Ópera pela nacional também!

Entra aqui e tente descobrir qual a música que 'está contida' em Mozart e notem a discreta reação da platéia quando eles se dão conta de que estão ouvindo alguma coisa bem familiar, 'enjoy'.

4 comentários:

Atila pf disse...

Quero creditos: fui eu que dei pilha nesta cadencia!!! heheh

Carmen Carvalho disse...

Marcelo arrasou!! Adorei demais :D
MJ 4ever.
bjs

viralata disse...

O que vai aparecer de 'pai da criança' agora não tá no gibi, hehehe
"But the kid is not my son
She says I am the one" já dizia Billie Jean!
beijos

Deni disse...

A-D-O-R-E-I!!!
Parabéns pro Marcelinho!
bjs