27 de dez de 2009

Aconteceu virou manchete

De Paris - Vou quebrar um pouco o ritual das retrospectivas 'mais divertidas' que costumava fazer por aqui. Algumas poucas coisas tristes superaram os ótimos acontecimentos para mim neste ano que já vai tarde. Vejo que já há retrospectivas dos acontecimentos da década! Assim fica difícil.
Se for para falar da década e pensando rápido, dois fatos que me marcaram foram:

Essa foto pra mim é a mais emblemática de toda a cobertura feita sobre 11/09. O fotógrafo Thomas Hoepker levou três anos para publicá-la temendo represálias. Tranquilamente jovens no Brooklyn parecem não ter o seu cotidiano abalado com a fumaça negra que sai das Torres Gêmeas. Falei muito sobre isso tanto aqui quanto no "Viralata Reloaded", leia aqui.

Só digo uma coisa, NADA superou o Iphone como acontecimento tecnológico/comportamental na década, todo o resto é variação sobre o tema e exploração e desenvolvimento à partir da sua tecnologia.

Quanto a 2009

No terreno das Artes e do Pensamento (e não só da Dança, como muitos podem achar) em menos de um mês perdeu-se de uma tacada só dois ícones de modernidade, arrojo e criatividade:

PINA BAUSH (julho 1940 - Junho 2009)

MERCE CUNNINGHAM (abril 1919 - julho de 2009)

Bem mais próximo de mim, sofri muito com a morte prematura do meu querido amigo e pianista que deixou um vazio difícil de ser preenchido, fica na lembrança o eco de nossas gargalhadas, abaixo, em pose pra mim na Livraria Cultura/SP:

FRANCO BUENO (março 1980 - julho 2009)

Infelizmente ainda sobre desgraças "A" perda mundial que para mim significa muito mais do que um simples artista. Não tenho mais palavras para lamentar a ausência de:

MICHAEL JACKSON (agosto 1958 - junho 2009)

Enquanto isso na vida profissional

Não tenho do que reclamar do meu 'curriculum' neste ano terrível, mais uma vez dirigi uma montagem inédita no Brasil ...

..."Les Troyens", para o Festival de Ópera de Manaus onde também trabalhei com o importante encenador espanhol Emilio Sagi, iluminando sua direção de ...

... "Sansão e Dalila". O que levou Sagi a confiar em mim para assinar a luz da estréia em Paris (de onde escrevo este mal teclado post) de ...

... "The Sound of Music" no Théâtre du Châtelet em comemoração aos 50 anos de criação do musical que conhecemos no Brasil com o título de "A Noviça Rebelde".

Também assumi a direção da Cia. de Ópera Seca do meu amigo e parceiro Gerald Thomas (acima, 'colado' na parede ao meu lado) com promessas de novos ares no meio teatral e operístico.

Que venha logo 2010 e que seja menos trágico e mais dramático, pois com o DRAMA sabemos lidar melhor.
Todo o meu amor!

4 comentários:

bugigangart disse...

Li e não pude deixar de assinar em baixo.que venha 2010 logo...

abracênicos
Rafael C Bombazar

BUGIGNGART

viralata disse...

Valeu Rafael, muito trabalho, saúde, arte e um pouco de amor também né para equilibrar este ano novo, hehehe
Abrção

Atila Pf disse...

Mr. Cae, lendo seu post e ocasionalmente ouvindo a Bartoli, encontrei a TRILHA para esta sua retrospectiva - Escute Ombra mai fu (do Haendel) lendo o post e me diga se nao é pra chorar! Que esse ano vá, e como ele nao venha outro!

viralata disse...

já está na mente e em 'sincrônia' deste a foto de 11/09. triste, triste...
bjão